data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) bateu recorde com mais de 5 mil trabalhos apresentados de segunda a sexta-feira. Contudo, a JAI levou aos visitantes muito mais do que o conhecimento da academia. Na noite de quinta-feira, um grupo de 20 pessoas participou da Oficina de Agnoline, ministrado por Jucemara Pozzebonn Rosso e Iracema Marchezan Bulegon, moradoras de São João do Polêsine.
Ranking coloca a UFSM entre as 100 melhores da América Latina
O curso foi promovido pelo projeto Geoparque Quarta Colônia. A professora de História da UFSM Maria Medianeira Padoin, que é coordenadora do projeto em Polêsine, diz que o saber da gastronomia e da culinária é um patrimônio cultural de todas as comunidades:
- Todos os grupos têm os seus truques e seus ensinamentos manuais. Ainda mais em um mundo que, cada vez mais, compramos tudo pronto. Antes nós aprendíamos as técnicas de geração em geração e isto está se perdendo. Por isso achamos importante compartilhar esse tipo de conhecimento aqui, na JAI - diz Maria Medianeira.
VÍDEO: pesquisadores de Santa Maria ganham prêmio de melhores cientistas
O estudante de Engenharia Civil André Dalla Favera, 27 anos, participou da oficina. Ele avalia que resgatar a cultura e não deixar costumes e tradições morrerem é muito importante.
O rapaz diz que viu na oficina de agnoline "uma oportunidade de aprender e, quem sabe, passar o conhecimento adiante". Ele conta que, por hora, o aprendizado do curso deverá render boas noites de jantares e risadas com amigos.
AGNOLINE DA QUARTA COLÔNIA
Receitas de Jucemara Pozzebonn Rosso e Iracema Marchezan Bulegon
Massa
Ingredientes:
- 6 ovos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 pitada de Sal
- Farinha de trigo para amassar
Modo de Fazer:
Bater os ovos, adicionar o azeite, o sal, a farinha e sovar a massa até dar o ponto para abrir. Deixar a massa.descansar de 30 a 40 minutos. Abrir a massa com o rolo na espessura desejada para fazer o agnoline. Cortar a massa em formato quadrado e rechear a gosto.
Recheio de Salame
Ingredientes:
- 1 kg de salame novo
- 2 ovos inteiros batidos
- 300 gramas de queijo parmesão ralado
- 5 colheres de sopa de farinha de rosca bem fina
- 1 pitada de noz moscada em pó
- Salsa e manjerona a gosto, picadas bem fina
Modo de Fazer:
Moer o salame sem pele bem fino. Adicionar os ovos batidos, o queijo ralado, a noz moscada em pó, a farinha de rosca e o tempero verde. Misturar muito bem e fazer as bolinhas para rechear a massa.
Observações:
- Fazer um caldo bem forte e cozinhar os agnolines a gosto. Servir com muito queijo e pão ou cuca italiana.
- Pode-se preparar o agnoline com molhos. Deste modo, é preciso cozinhá-los em água e sal. Servir com molho e queijo ralado.
- Também há a opção de fritar o agnoline e servi-lo como aperitivo. Depois de frito, salpique queijo ralado por cima para dar mais sabor ao prato.
PARTICIPAÇÃO
A JAI encerrou na sexta-feira, e o presidente da comissão organizadora do evento, professor Paulo Piquini, diz que esta edição bateu recorde, com mais de 5,5 mil trabalhos apresentados. Além disso, o professor avalia toda a semana de jornada como um grande sucesso.
Hoje é o último dia de inscrições para Politécnico e Ctism
Piquini diz que a grande novidade desta edição foi o uso de um sistema para que a avaliação fosse toda eletrônica. Isto reduziu o uso de papel, otimizou o trabalho dos avaliadores e facilitará nos próximos passos, que é o de escolher e premiar os 40 melhores trabalhos apresentados ao longo da jornada.
- Nós escolhemos proporcionalmente, conforme os centros de ensino que participaram da jornada. Os 40 alunos escolhidos são convidados a mandarem o trabalho para uma revista de iniciação científica, para publicação - diz o professor.
Ranking aponta a UFSM como a 9ª mais empreendedora do país
A apresentação dos vencedores deverá ocorrer nas próximas semanas. Piquini conta que não há um prazo para a divulgação.
A jornada também teve a primeira JAI Performativa, em que os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Cênicas, Música e Dança apresentaram trabalhos como espetáculos. A JAI Performativa ocorreu no palco principal do Centro de Convenções..